Dicas de alimento para pré treino!

Olá meninas, sou Clarissa Barreto, estudante do 4º período de Nutrição e estou aqui pra dar algumas dicas sobre alimentação. Como o dia do gordo já passou, nada melhor que acabar com a “gordice”, então lá vai algumas dicas sobre alimentos de pré-treino, pode ser utilizado para que malhar ou faz alguma atividade física moderada. Como existem várias metas, escolhi duas que são as que mais escuto, uma é de emagrecer e ou de ganho de massa muscular. “É possível emagrecer e ganhar massa magra ao mesmo tempo Clari?” Infelizmente não! São dois tipos de treinos e dietas opostos.

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Para quem tem a intenção de ganhar massa muscular, aqui estão alguns alimentos naturais que contribuem no pré-treino:

* Açaí – é uma fruta que considero completa, possui: gorduras boas, carboidratos, fibras, proteínas vegetais, ferro, cálcio, fósforo, vitamina C e E. Como é bastante energética, cuidado na quantidade, é recomendado de 100 – 300g! E como toda fruta, antioxidante.

* Batata Doce – Super conhecida pelos atletas devido ao seu baixo índice glicêmico (IG), que disponibilizará glicose gradativamente para célula, fazendo que não atinja os picos de glicose e seja armazenada em forma de gordura, o que não é o objetivo de ninguém kkk. Para hipertrofia é indicada comer agregada a algum alimento rico em proteína, como o peito de frango. Além de possuir altas taxas de Vitamina A e C, cálcio, ferro, potássio, fósforo e rica em fibras.

* Pão Integral – Como o velho pãozinho não pode ficar de fora, o pão integral é uma boa pedida! Podendo rechear com peito de peru light ou atum, ricota, alface , tomate, do jeito que acharem mais gostoso, claro que carnes gordurosas, queijo cheddar… Nem pensar! kkkk O pão integral é riquíssimo em fibras, até 4 vezes mais que o pão branco (famoso pão francês) conferindo a sensação de saciedade, também contém vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, além da gordurinha boa.

Criação é a receita mais gostosa que existe, por isso nesse site, achei algumas receitas que acho que vão gostar, já testei algumas e recomendo!

Para quem deseja emagrecer, lá vão alguns alimentos naturais que ajudam no pré-treino:

* Batata doce: “Mas batata doce não é pra ser utilizada pra quem quer ganhar massa muscular?” Não meninas, a batata doce como já disse, tem um baixo índice glicêmico (IG) que libera a energia gradativamente, o que é excelente para quem passa 1 hora da esteira, 50 min numa aula de jump ou para quem faz treino de hipertrofia. Combinado com peito de frango ou não, a batata doce é o melhor alimento natural que conhecemos para pré-treinos.

* Frutas: Assim como a batata doce algumas frutas também possuem um baixo índice glicêmico (IG), mas não são todas!! O morango, maça, cereja, kiwi, pêra, ameixa são exemplos de frutas que são ideias para o pré-treino, podem ser associadas a cereais como aveia, granola, linhaça. Acrescentar Iogurte desnatado também é uma ótima pedida. São ricas em vitaminas A, do complexo B, C e antioxidantes.

* Chá verde: O famoso chá verde também pode ser ingerido antes do treino com alguma fonte de carboidrato complexo, como batata doce, arroz integral, pão integral. Ou a qualquer horário (Lembrando que pra quem dificuldades para dormir, não é recomendado utiliza-lo a noite). Ele de fato tem o “poder” de aumentar a queima de gordura, oferecendo proteção contra os danos oxidativos do exercício porque possui flavonoides (substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar radicais livres, combatendo o envelhecimento celular). Além disso, é um termogênico, aumenta o desempenho durante o exercício.( PS: Não é recomendo para quem tenha um histórico de distúrbio gástrico, pois o chá contém tanino que pode irritar a mucosa do estômago!)

Aqui também vai um site com algumas receitas bem gostosas e saudáveis para quem quer emagrecer. Prove e reinvente sempre!

#Dica de Ouro: Água sempre! É a principal substância que você pra precisar pra conseguir atingir qualquer meta!

Espero que tenham gostado das dicas, não esqueçam: uma alimentação adequada antes de qualquer exercício é fundamental, mas a alimentação pós-treino é ainda mais! É o que falarei no próximo post, não percam!

clari

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